quinta-feira, 31 de julho de 2008

A Família Real e o Desenvolvimento da Botânica



Fixando-se na cidade do Rio de Janeiro, implantaram uma fábrica de pólvora na sede do antigo engenho de Rodrigo de Freitas. Em 13 de junho de 1808, o príncipe-regente D. João criou no antigo Engenho da Lagoa o jardim de Aclimação, com plantas (noz-moscada, Canela e pimenta-do-reino) provenientes das Índias Orientais, Plantando o que seria o “inicio” do que hoje é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As primeiras espécies de plantas estrangeiras chegaram trazidas por Luis de Abreu Vieira, que as presenteou a D. João que mandou plantá-las no Real Horto, (como era chamado antes de ser nomeado Jardim Botânico), desejando estimular a climatização e a cultura de espécies exóticas. Com a proclamação da independência do Brasil o Real Horto foi aberto à visitação em 1822, com o nome de Real Jardim Botânico, com a direção de um erudito frade carmelita, Frei Leandro do Sacramento, professor de botânica, conhecido por seus estudos da flora Brasileira.

Com a Proclamação da República, Real Horto passou a se chamar Jardim Botânico, em 1890, se transformando em cartão postal da cidade. Hoje em dia no Jardim Botânico pode-se observar cerca de 6.500 espécies de plantas Brasileiras e estrangeiras (algumas ameaçadas de extinção) distribuídas em uma área de 54 hectares, e um centro de pesquisa com uma biblioteca especializada em botânica.

Por : Guilherme

Comentários: Acho que a botânica teve de ser implantada no Brasil por conta da grande variedade de flora e fauna que existe no Brasil. Isso facilita os estudos, promove a descoberta de produtos medicinais, entre outros.A criação do Jardim Botânico também foi importante para que deixasse a cultura brasileira misturada, de forma que todos pudessem saber também o que havia na Europa, na parte das plantas, afim de que os brasileiros conhececem a origem do Brasil, em todos os aspectos e Portugal deixasse seu legado aqui; no caso, na parte ambiental de Portugal.




Um comentário:

Unknown disse...

Caros alunos, o trabalho de vocês está interessante e bem ilustrado. É importante ler e estar por dentro das postagens dos colegas. O aluno Altíssimo, no dia 22 de julho, publicou as mesmas informações já postadas pela aluna Karoline Weber em 2 de junho, o que deixou o trabalho repetitivo. Revisem esse aspecto.
Um abraço,
Ten Sabrina.