quarta-feira, 23 de julho de 2008

Biblioteca Real


Em 1810 e 1811, vieram para o Brasil 3 expedições que transportavam os livros da Biblioteca Real Portuguesa. Cerca de 60 mil livros não embarcaram junto com a Família Real, em 1808, devido ao embarque ter sido feito as pressas. Um dos livros que havia ficado em Portugal era a primeira edição de "Os Lusíadas".
Inicialmente, os livros foram acomodados em uma das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, hoje em dia localizado na rua 1° de Março. E, em 29 de outubro de1810, foi criada a Biblioteca Real, no mesmo local onde estavam os livros, por um decreto do Príncipe Regente. Mas só em 1814 ela foi aberta para visitação pública.
Em 1821, quando D. João VI voltou para Portugal, levou consigo boa parte dos manuscritos da biblioteca. Em 1825, ela foi rebatizada de Bibliotca Imperial e Púbica da Corte, em 1859 foi instalada num prédio da rua Passeio, e em 29 de outubro de 1910 se mudou para seu atual endereço. Atualmente, o Evangeliário e um pergaminho com os quatro evangélios em grego são algumas de suas peças mais valiosas.

Fonte de pesquisa: http://biblioipp.blospot.com/2008/03/acervo-da-família-real-portuguesa.html

Por: Karoline Weber

Comentário: Com a criação da Biblioteca Real as pessoas passaram a ter um maior acesso à literatura portuguesa, o que ajudou no desenvolvimento de nossa literatura, mas fez com que ela acabasse sendo influenciada por escritores europeus.

Nenhum comentário: