quarta-feira, 23 de julho de 2008

Academia de Belas Artes


O decreto de 12 de agosto de 1816 criou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. Neste mesmo ano chegou o Brasil a Missão Francesa, a pedido de D. João para formar a Academia de Belas Artes. Logo após a chegada da Missão, chegaram ao Brasil vários artistas estrangeiros que retratavam as cidades e a natureza. Mas, da mesma forma que os artistas anteriores passaram a atender às solicitações da Corte. Alguns desses artistas são:
Thomas Ender, austríaco que deixou várias obras retratando o Rio de Janeiro;
Charles Landseer, inglês que retratou nossa independência e o Rio de Janeiro;
Johann Moritz Rugendas, alemão que participou de exposições da Academia.
A escola tinha por objetivo formar artistas para o exercício das Belas Artes e o artífice para as atividades industriais, mas não chegou a funcionar.
No dia 12 de outubro de 1820, recebeu a denominação de Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura Civil, e novamente não funcionou. Então, no dia 23 de novembro de 1820, foi criada uma escola de ensino artístico com o nome de Academia de Belas Artes, onde existiam aulas de desenho, pintura, escultura e medalha. A escola teve alunos como Debret, Pedro Américo e Victor Meirlles.

Fontes de pesquisa: http://www.portalartes.com.br/portal/artigo_read_asp?id=555
http://pt.wikipédia.org/wiki/missãO_Artística_Francesa

Por: Karoline Weber

Comentários: A meu ver, a Academia de Belas Artes ajudou a impulsionar a cultura e principalmente fez com que a arte brasileira se tornasse mais parecida com a européia, uma vez que vieram para o Brasil artistas do velho mudo. Além disso foi muito bom por vários artistas terem representado a nossa natureza e as nossas cidades.

Nenhum comentário: